USOS E COSTUMES

 

Por que a bíblia não faz muitas descrições sobre a doutrina do uso e costumes?

 

Porque Deus sempre quis que o homem por si mesmo tivesse ciência do que é certo e errado, do que agrada a Deus e o que não agrada que tenha consciências das coisas sagradas, sabe que o reino de Deus é tomado por esforços, por isso, a doutrina de usos e costumes, é uma questão de obediência aos preceitos da santidade de Deus, não é uma obrigação, mas sim, uma honra de obedecer a Deus. Você não é obrigado a obedecer a Deus, a servir a Deus, mas pela a sua espontânea vontade, você é quem decide seu futuro, se quer ser salvo ou se quer ser condenado, uma coisa é certa, que para ser salvo, tem que obedecer as regras da doutrina de Deus e ser obediente as regras imposta pela sua igreja.

O que você acabou de ler, parece um absurdo, mas é real, se quiser entrar na vida eterna, tem passar pelo vale da obediência e passando pelo o vale da santificação sem qual ninguém verá o senhor. Pois brevemente a raça humana estará experimentando do cálice da ira do nosso senhor. Pagarão muito caro por desprezar a santa doutrina do nosso senhor Jesus Cristo, por ter jogado fora a chance de salvação oferecida por Jesus Cristo, anunciada por intermédio dos seus servos aqui na terra, todos serão julgados e condenados por todos os seus atos pecaminosos que praticaram aqui na terra.

Tendo obtido as argolas de ouro das orelhas das mulheres e dos jovens (talvez dados a eles pelos egípcios, eram usados como amuletos ou talismãs - Gênesis 35:4), Arão fez com seu ouro um bezerro, ou novilho. Esse era um animal sagrado no Egito, onde cultuava o "deus" Apis, um touro. Também os cananeus representavam Baal (Senhor), ou Moloque, como um touro, símbolo para eles de força e fertilidade, em cujo culto eles praticavam atos de imoralidade sexual. Os israelitas acharam, portanto, natural fazer a estátua de um novilho, para representar o Deus que os havia levado até ali.

Mas, ao fazer isso, eles se esqueceram dos primeiros dois mandamentos do SENHOR. Eles podiam ter boas intenções, podiam ser sinceros, podiam mesmo pensar que estavam cultuando a Deus, mas isso não desculpava a sua desobediência. Mesmo se não fazemos ídolos, podemos ser culpados de procurar moldar nosso Deus à nossa imagem para ajustá-lo às nossas expectativas, desejos e circunstâncias. Devemos sempre recorrer à sua Palavra para nos lembrarmos de como Ele realmente é, qual é a Sua vontade, como devemos nos aproximar dele, com que espécie de sacrifícios Ele se agrada e de que forma Ele deve ser adorado. O pastor não deve ser guiado pelo o rebanho, antes ele deve conduzir o rebanho,

 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para retomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para dá-la, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.

 

Objetos no corpo do crente é símbolos de rebeldias, que é feitiçaria: o homem cristão que usa brincos, danifica seu corpo com tatuagens, está possesso pelo demônio da idolatria do corpo,é feiticeiro,

 

Vaidade significa presunção, vangloria, ostentação, futilidade, tudo isso é pecado de rebeldia, tatuar o corpo é expandir o reino de satanás em si mesmo, quem fura o seu corpo para colocar metais, quem tatua o corpo são verdadeiros suicidas.

 

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. ROM.6. V. 12-13

 

Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 1º Cor. 3 v. 16-17.

 

O pastor que envolve com políticas, ele está cometendo o pecado de ganância e avareza, ele passa o dia todo no gabinete, mentindo, se um eleitor vai ate ele só ouve desculpas ou palavras fingidas, “não posso” no plenário ele calunia e é caluniado, difama e é difamado até mesmo sem precisão, quando chega ao culto da sua igreja, sua espiritualidade está neutra, fica um culto sem graças, sem unção de Deus, e etc.

 

Crente jogador de futebol e outros jogos, são idólatras, tem o coração vaidoso cheio de avarezas, todos sabem que o demônio gira mundo e o exu caveira, ficam nos estádios para destruir vidas, seu time perdeu, seu coração está magoado, com iras, vinganças, e etc. não seria melhor meu irmão, deixar essas desgraças do inferno para traz e ser um crente verdadeiro para alcançar a vida eterna? Ou os jogos ou a salvação, ou Deus ou o dinheiro do jogo,  ou a igreja ou somente a política, não pode servir a dois senhores.

 Aquele que é chamado do reino, não se envolve com os negócios dessa vida, Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. 2º Tm 2. 1-7.

Crentes roqueiros com brincos e tatuados, crentes politiqueiros, crentes jogadores de jogos de azar “futebol e etc.” estão amarrados numa invisível. Vejam bem. Os massacres de pessoas inocentes nos estádios provem de Deus ou do pai da mentira? Quem é o pai da mentira que vive nos plenários políticos?.

De agora para frente satanás vai massacrar milhares de vidas, nos estádios, os terroristas vão tramar seus ataque diabólicos contra as pessoas nos estádios e etc.

É uma piada aberrativa, o negocio de jogador pastor fulano de tal, pastor político, o vandalismo os massacres feitos por torcedores, contendas e invejas, porventura procedem de Deus estas coisas?

Crentes roqueiros com o corpo tatuado, cabelos longos. Com brincos, e metais no corpo, na venta como se fossem os touros, e mulheres jezabels, com rostos todo pintados, com impurezas da vaidade, e objetos metais no corpo, roupas sensuais, mostrando as costas, os seios calças apertadíssimas para provocar cobiças desejos nos homens mundanos. Todos estes estão brincando de ser crentes serão rigorosamente punidos por Deus no dia do juízo do trono branco.

 

Como podemos fazer tudo em nome do Senhor Jesus?

Em Colossenses 3:17, Paulo diz: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Esse versículo ensina um princípio importantíssimo: devemos sempre agir de acordo com a autorização de Jesus.

Mas, muitas pessoas usam o nome de Jesus livremente, como se fosse uma palavra mágica. Pensam elas que a simples invocação do nome de Cristo garante os resultados que querem. Gritam o nome de Jesus para expulsar demônios, enquanto ensinam doutrinas que negam a palavra dele. Colocam o nome de Jesus em suas "grandes obras", eventos sociais e festas musicais, mas não praticam as coisas que ele ensina. Não honramos o Senhor usando seu nome para descrever coisas que ele nunca autorizou. Exemplos bíblicos mostram que tal abuso do nome do Senhor não é a vontade de Deus.

Os sete filhos de Ceva aprenderam essa lição de um modo dramático (Atos 19:13-17). Outras pessoas, até hoje, continuam usando o nome de Jesus de maneira errada e serão surpreendidas no juízo final.

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicita-mente: nunca vos conheci. Apartem-vos de mim, os que praticais a iniqüidade" (Mateus 7:21-23).

Uma ilustração do dia-a-dia nos ajuda a entender um outro abuso do nome de Jesus. Imagine que alguém vai ao banco para sacar dinheiro da minha conta. "Em nome do Dennis, eu peço esse dinheiro", ele fala. O funcionário do banco pedirá autorização, por escrito, com a minha assinatura (cheque assinado, ou talvez uma carta em três vias autenticadas no cartório). "Ele não mandou nada disso," a pessoa continua, "mas eu sei que o Dennis vai ficar contente com este saque." Espere aí! O funcionário vai recusar o pedido, porque não tem prova que esta pessoa está agindo em meu nome. Ainda bem!

Mas muitas igrejas estão usando o nome de Jesus para descrever atividades e obras que ele nunca autorizou. Nós, como servos do Senhor, temos todo motivo para perguntar: "Onde está a autorização de Jesus para fazer tal coisa?" Muitos respondem: "Ele não a mandou, mas eu sei que Jesus vai ficar contente com esta obra." Espere aí! Devemos rejeitar a atividade. Vem do homem, não do Senhor.

Mostramos amor e respeito pelo Senhor quando respeitamos a palavra dele (1 Coríntios 4:6; 2 João 9).

 


que Deus te abençoe volte sempre e divulgue -nos este site é apologético